Regulamento do Concurso de Reportagem 2013

Baixe aqui a ficha de inscrição do concurso
O Concurso Cultural do Meio Ambiente na Escola vai escolher as três melhores reportagens feitas por alunos. Para quem irá participar ou até seguir na carreira de jornalista, deve levar em conta algumas regras básicas. Aproveite as dicas, inspire-se e comece a escrever a sua matéria.
Critérios da notícia:
Para uma notícia ter importância, ela deve ser de interesse de alguém. No jornalismo chamamos isso de critérios de noticiabilidade. Entre os principais critérios estão: atualidade (quanto mais recente ou próximo o evento, mais noticiável é); proximidade (se está em nossa rua, em nosso bairro, em nossa cidade, em nosso Estado); universalidade (a quanto mais pessoas interessar, melhor. Mas se o jornal é da escola, tem que interessar às pessoas da escola); continuidade (se o assunto segue sendo desenvolvido ou não. Por exemplo, um campeonato de futebol); Inesperado (alguma coisa curiosa, um fato incomum); entre outros.
O texto deve conter:
- Cartola (no máximo dez caracteres): Assunto do texto
- Título: Máximo 60 caracteres
- Linha de apoio: Máximo 140 caracteres (resumo do texto)
Dados dos entrevistados:
Entrevistados são pessoas; portanto, têm nome completo, idade, profissão e cidade (ou bairro) de origem.
Exemplo incorreto: Maria diz que não gosta de futebol.
Exemplo correto: A costureira Maria da Silva (34), moradora de Linha Winck, em Estrela, diz que não gosta de futebol.
Perguntas fundamentais:
Todas as matérias devem responder, no começo do texto, seis perguntas básicas. Isso leva o leitor a entender o que está acontecendo e serve como um resumo. Confira exemplos fictícios:
- O quê? O que é o fato?
Exemplo: Seminário sobre Meio Ambiente na Escola
- Quem? Quem são os envolvidos, os organizadores, o público-alvo.
Exemplo: Jornal O Informativo, escolas da região, estudantes, professores
- Quando? Data em que ocorreu ou ocorrerá o fato.
Exemplo: Em 21 de setembro de 2013
- Onde? Onde se deu ou se dará o fato.
Exemplo: Auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado
- Como? O que é necessário para que o fato ocorra, ou de que forma ocorreu o fato.
Exemplo: Mediante inscrição no site do projeto ou ainda na direção das escolas do Vale do Taquari.
- Por quê? Quais os objetivos do fato, o que o motivou.
Exemplo: Aproximar os estudantes de Ensino Médio das questões relacionadas à preservação ambiental.
Veja como ficaria o texto
Educação
Jornal O Informativo promove seminário
Evento que ocorre em setembro quer reunir educadores e estudantes para discutir futuro ambiental da região
Lajeado – Estudantes de todas as escolas da região estão convidados a participar do 1º Seminário sobre o Meio Ambiente, que ocorre no dia 21 de setembro, em Lajeado. O evento acontecerá no auditório do prédio 7 da Univates, e tem como público-alvo estudantes e professores interessados em discutir os rumos do meio ambiente e formas de preservá-lo. O seminário é gratuito, desde que os estudantes estejam matriculados. Mais informações podem ser obtidas no site meioambiente.informativo.com.br, na sede do jornal O Informativo ou ainda na direção das escolas.
Sobre a reportagem
Diferente de uma matéria comum, a reportagem aprofunda o tema. Dá mais detalhes, conta com mais entrevistados, mais exemplos e outros dados. Nela são colocados textos secundários, como um link, que detalha um assunto que foi apontado no texto principal, por exemplo. Sugerimos que as reportagens enviadas tenham no máximo 70 linhas, em fonte Times tamanho 12, de duas a quatro fotos.

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