Arquivo da Categoria ‘Olimpíadas Ambientais’

Parabéns, equipes!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As escolas participantes das Olimpíadas Ambientais mostraram que Educação Ambiental também se faz na prática. Plantio de árvores, coleta de material reciclável, confeccção de ecobags foram apenas algumas das atividades realizadas pelos alunos. Mais do que isso, plantaram a sementinha da consciência por um planeta mais verde e limpo. Parabéns, alunos, professores, direção e a comunidade, que também se envolveu com as tarefas. Aqui no blog, pudemos acompanhar um pouco da movimentação nas escolas. Foi possível dar uma espiadinha nos bons exemplos de envolvimento e dedicação. O período de cumprimento da tarefa 5 – publicação de informações no blog – terminou, mas este canal de comunicação fica à disposição das escolas. Quem quiser continuar a mandar notícias, basta usar o noticias@informativo.com.br O espaço é de vocês…

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 1.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 2 votes)

Vamos lá, equipes

terça-feira, 8 de junho de 2010

Quem espiou o blog nos últimos dias percebeu que algumas escolas encararam com vontade a tarefa 5 das Olimpíadas Ambientais. Destaque para as escolas estaduais Pereira Coruja (Taquari), Donato Caumo (Coqueiro Baixo) e Nova Bréscia (de Nova Bréscia). Os estudantes estão mobilizados e já realizam ações, motivados pela iniciativa do suplemento Meio Ambiente na Escola. As notícias estão publicadas na categoria “Execução da Tarefa 5″, basta clicar e conferir.

Siga o exemplo deles, reúna a galera, registre as ações ambientais aí da sua equipe e mande por e-mail para a gente, através do endereço eletrônico noticias@informativo.com.br

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 2 votes)

Mãos à obra

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O prazo de inscrições para as Olimpíadas Ambientais terminou ontem. Diversas escolas aceitaram o desafio de fazer da preservação uma tarefa em prol do planeta. Agora, é reunir a galera e realizar as atividades propostas. A execução das tarefas começa amanhã. Então, estudantes, não esqueçam de enviar as notícias para o blognoticias@informativo.com.br e checar por aqui se sua escola virou assunto no blog.

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: -1 (from 1 vote)

Hoje é o último dia

domingo, 30 de maio de 2010

O prazo para inscrever-se nas Olimpíadas Ambientais termina hoje. São tarefas pra lá de ecológicas, que vão desafiar as escolas do Vale do Taquari. Parte integrante do projeto Meio Ambiente na Escola do jornal O Informativo do Vale, oferece prêmios e a oportunidade de ajudar o meio ambiente na prática.

Ao inscrever-se, escolha a categoria – Equipe Master (escola) ou Equipe Júnior (por turmas). Se for inscrever-se nas duas categorias, é necessário fazer duas inscrições. Ao preencher o formulário, sua inscrição vai ser confirmada com uma mensagem de agradecimento. Depois disso, é fazer da preservação do meio ambiente uma tarefa muito legal…

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 1.5/5 (2 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: -2 (from 2 votes)

Sacolinhas…

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sucesso na internet, o curta-metragem Plastic Bag, do diretor Ramin Bahrani, foi aclamado no festival de cinema ambiental de Washington. O filme de 18 minutos, narrado por outro cineasta, o alemão Werner Herzog, mostra os “dilemas existenciais” de um saco plástico de supermercado, que vai permanecer por séculos no ambiente.

Na campanha pelo uso racional das sacolas de plástico, as Olimpíadas Ambientais promovidas pelo Meio Ambiente na Escola têm como uma de suas tarefas a confecção de ecobags a partir de papel jornal. Gostou da ideia? Reúna a galera, monte sua equipe e entre nessa.

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 0 votes)

Olimpíadas Ambientais convoca atletas do bem

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sabe aquelas ações que a gente sabe que precisam ser feitas, mas nem sempre lembra de fazer? Iniciativas como reciclar latinhas de alumínio e garrafas pet ou ainda dar uma destinação correta ao óleo de cozinha, lembra? Pois é, a partir de agora, os alunos têm um motivo a mais para fazer dessas simples atitudes uma atividade prá lá de ecológica. As Olimpíadas Ambientais, promovidas pelo suplemento Meio Ambiente na Escola, propõem tarefas como o plantio de árvores, confecção de embalagens ecobag à base de papel jornal, recolhimento de garrafas pet ou latinhas de alumínio e de óleo de cozinha usado. Ao cumprir as tarefas, as turmas ainda viram notícia… que valem pontos. Mostrar para todo mundo o que a escola está fazendo pelo meio ambiente – inclusive com fotos ou vídeos – também conta.

Para entrar nessa, reúna seus colegas, leia o regulamento e faça sua inscrição agora mesmo!!!

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 4.5/5 (4 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: +2 (from 4 votes)

Que fim tem o lixo?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os estudantes ainda devem estar se mobilizando para participar das Olimpíadas Ambientais - as inscrições começam no dia 19 deste mês. Entretanto, as tarefas já foram divulgadas e, por isso, a galera já pode ficar antenada. Falando nisso, que tipo de lixeira sua escola usa? O que faz com o que é jogado fora? Recicla? Dá o destino adequado?

A reciclagem é foco das tarefas 2 e 3. A primeira abrange a criação de ecobags, com papel jornal. A outra, coleta de latinhas de alumínio. E se a equipe enviar uma notícia ao blog sobre o envolvimento dos alunos, por exemplo, ainda leva pontos na tarefa 5.

Lixeiras específicas para separação dos resíduos incentivam coleta seletiva e reciclagem

Já que o assunto é reciclagem, vão aí alguns lembretes do WWF Brasil:

* A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);

* Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água;

 * O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.

 * 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente.

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 0 votes)

Dê uma de repórter

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ainda faltam duas semanas para o início das inscrições para as Olimpíadas Ambientais, mas as escolas já podem se antenar para as tarefas divulgadas – elas estão no suplemento Meio Ambiente na Escola, que circulou dia 30 de março.  A de número 5 confere 1 ponto por notícia publicada aqui no blog. Então, banque o repórter e descubra os projetos, as ações, os trabalhos que sua escola tem relacionados ao meio ambiente. Além de reconhecer a iniciativa de seu colégio, você ainda vai contar essa novidade a milhares de leitores aqui no blog.

A partir de junho, depois do encerramento das inscrições, as tarefas começam a ser realizadas. Então, radar ligado para descobrir as notícias ambientais da sua escola…

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 3.7/5 (3 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 2 votes)

Educação ambiental com inteligência

quarta-feira, 31 de março de 2010

Com novos formato e roupagem, foi lançado ontem o projeto Meio Ambiente na Escola, assinado pelo jornal O Informativo do Vale. Cerca de 14 mil estudantes terão a oportunidade ao participar, por exemplo, as olimpíadas estudantis que vão entregar prêmios como data show, microcomputador, impressora e dinheiro na soma de R$ 3,5 mil. Ganham as escolas que somarem mais pontos em tarefas que têm como foco a preservação, recuperação e conscientização ambiental.

Equipe do jornal com alguns dos apoiadores: do Grupo Arco Gás, Elizandro Eckert; do Banrisul de Lajeado, Sérgio Ney de Moura; da Conpasul, José Maia; da Corsan Lajeado, Malta Fluck; da Jet Sul, Gustavo Tavares; da Olicenter, Carson Machado; da Univates, Claudete Rempel

Além dos leitores diários do jornal, o suplemento Meio Ambiente na Escola também será encartado em O Informativo Arroio do Meio, O Informativo Teutônia e Nova Geração, de Estrela. Ainda haverá tiragem extra para cerca de 14 mil alunos das escolas de Ensino Médio com distribuição gratuita nas instituições, com o objetivo de servir de suporte e complemento na educação ambiental e na formação de cidadãos ecologicamente conscientes. Fonte: jornal O Informativo do Vale

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: 0 (from 2 votes)

Deuses do Olimpo de olho no meio ambiente

quinta-feira, 25 de março de 2010

Enquanto o país se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o suplemento Meio Ambiente na Escola antecipa o desafio e transforma estudantes do Ensino Médio da região em atletas do conhecimento. A publicação do jornal O Informativo do Vale apresenta as Olimpíadas Ambientais, uma atividade que incentiva ações locais para estimular o engajamento da comunidade escolar e regional na preservação do planeta. 

A atividade troca as provas esportivas por tarefas, e as medalhas por prêmios. Os atletas das Olimpíadas Ambientais podem ser premiados por escola (Equipe Master), de acordo com a pontuação obtida pelo estabelecimento de ensino. Na classificação Ouro, o colégio leva um data-show com tela; na Prata, um microcomputador e na Bronze, uma impressora multifuncional. Há ainda a premiação por turmas (Equipe Junior), de acordo com o número de pontos conquistados. O primeiro lugar, Ouro, ganha R$ 2 mil; o segundo, Prata, R$ 1 mil e o terceiro, Bronze, R$ 500.

 Reúna a galera e entre nessa. Afinal, os deuses do Olimpo também estão de olho na preservação ambiental.

Gigliola Casagrande
gigi@informativo.com.br

VN:F [1.9.1_1087]
Avalie este post:
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.1_1087]
Rating: +1 (from 1 vote)